sexta-feira, 18 de março de 2011

Sucesso Profissional: Um Passo da Felicidade


A vida profissional é um braço muito importante para a sanidade mental. Isto por que passamos a maior parte de nosso dia e de nossas vidas no trabalho. Assim, um ambiente agradável e uma tarefa prazerosa são pontos chaves para o sucesso.

Mas, o que é pra você sucesso profissional?

Aqui vou receber várias respostas: desde que é ganhar dinheiro, ter reconhecimento, status, fazer o que gosta, etc.

Para a literatura, sucesso profissional atinge três grandes áreas: competências ( o que eu sei fazer), personalidade ( o que gosto de fazer) e mercado de trabalho ( o que o mercado compra). As pessoas que encontram o sucesso profissional mais rápido são aquelas que conseguem fazer uma intercessão destas três áreas.

Por exemplo, Maria é professora, adora crianças pequenas e tem habilidade para lidar com manha, birra e mimo. È provável que ela se torne uma excelente professora de maternal e que consiga reconhecimento em sua área. Quando fazemos o que gostamos, o trabalho fica leve e os resultados são bons. Desta maneira, é muito importante que procuremos fazer o que realmente gostamos e temos competência.

Você já fez o seu planejamento de carreira?

Pensando no que foi exposto acima é imprescindível pensar em sua carreira a curto (3 anos), médio (5 anos) e longo prazo (10 anos). Caso contrário, você corre o risco de chegar na sua velhice fazendo o que nunca gostou e ao invés de sucesso terás um tormento profissional.

Daí, vamos analisar o caso de concurso público. Não que eu seja contra procurar a estabilidade financeira, mas penso ser de enorme importância encontrar uma função que se adapte as suas necessidades. Infelizmente, recebo em consultório muitas pessoas infelizes, deprimidas, ansiosas que passaram num concurso com perfil completamente diferente delas. Daí, entram num círculo vicioso de dinheiro versus insatisfação e não conseguem se realizar profissionalmente. Neste caso, um hobby ou uma atividade paralela é a busca para o equilíbrio mental.

Por fim, pensamos em algumas pessoas que fizeram sucesso em áreas completamente diferentes... será que elas gostam do que fazem? Enfim, para ser feliz profissionalmente é preciso também não ter medo.

Luciana Brasil - Psicóloga da Serena Psicologia com formação em Analise do Comportamento, especialista em Teoria Cognitivo-Comportamental e atualmente aluna da FMUSP/HC – Transtornos Alimentares

domingo, 13 de março de 2011

Administração de Tempo: Como Ajudar as Nossas Crianças


Administrar tempo é uma demanda que aparece muito em consultório e pode trazer quadros de ansiedade e estresse quando mal organizado. Mas, percebemos que esta problemática foi aprendida, às vezes, imitada e consolidada ao longo da vida. Assim, sugiro as seguintes dicas para os “nossos baixinhos” não apresentarem tal dificuldade no futuro. Vamos lá!

  1. Dê o exemplo: Não adianta reclamar com a criança que ela é desorganizada se você, pai, chega aos compromissos após o horário combinado, atrasa pra pega-la ou busca-la na escola.

  1. Cobre responsabilidade: Evite a superproteção e responsabilize a criança por falhas na organização de seus afazeres. Nada de deixar faltar aula por que não fez a pesquisa ou deixar fazer segunda chamada da prova por que não conseguiu estudar. Ela precisa ser responsável pelos seus atos.

  1. Crie rotinas: Crie pequenas rotinas para a criança. Arrumar a mochila e uniforme na noite anterior, fazer a cama e dobrar o pijama antes de ir à escola são alguns exemplos de rotinas necessárias para a administração do tempo.

  1. Escolha as prioridades: A criança pode apresentar dificuldade em decidir o que é mais importante e acabar fazendo o que gosta mais em primeiro lugar. Assim, você pode ajudá-la com a decisão do que é mais urgente em sua lista de atividades.

Por fim, esta habilidade é extremamente importante para a vida adulta e relaciona-se com outras esferas da vida: vida financeira, alimentação, saúde mental. Dar responsabilidade e ir monitorando ao longe é a melhor posição.

Outra coisa: tem adulto que não consegue administrar tempo por que coloca nas 24h do dia muito mais atividades que este tempo comporta. Assim, devemos ter cuidado com o estresse que as crianças com milhões de atividades (natação, balé, inglês, psicólogo, fonoaudiólogo, etc) podem apresentar.

Um abraço e boa semana!

Luciana Brasil - Psicóloga da Serena Psicologia com formação em Analise do Comportamento, especialista em Teoria Cognitivo-Comportamental e atualmente aluna da FMUSP/HC – Transtornos Alimentares.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Luto: Como Vivenciá-lo de Forma Saudável


Todo mundo, infelizmente e felizmente, irá passar por um momento de luto. O luto a que me refiro é o conjunto de mobilização psíquica após a perda de algo valorizado por nós. Pode ser a perda de um ente querido, mas pode ser também um divórcio, uma demissão, enfim, perdas... E temos que estar preparados para enfrentarmos a dor e a frustração.

As pessoas reagem de forma diferente: umas são rápidas na construção desta nova etapa de vida e outras mais lentas. Não tem certo nem errado, cada um é cada um. Sugiro, no entanto, que se este momento estiver passando dos seis meses com muito choro e dificuldades em fazer coisas do dia a dia, procure um especialista para te avaliar.

Nesta nova etapa teremos que fazer coisas de maneira solitária que fazíamos juntos ou encarar algumas coisas que nunca tínhamos feito por que era realizado pelo outro. Assim, criamos novas habilidades.

A Tanatologia - ciência que se ocupa da morte e dos problemas com ela relacionados (palavra de origem grega: Tanathos - o deus da morte e Logia – ciência) – descreve quatro fases do luto:

1. Negação: Como o próprio nome diz, nega-se o ocorrido. È a fase do choque, não acreditamos, achamos que pode ser revertido a qualquer momento.

2. Raiva: Aqui achamos que todos tiveram culpa com a perda: médicos ruins, enfermeiras ineficientes, etc. E o enlutado sente raiva de todos!

3. Depressão: é quando começamos a entrar em contato com a perda e sofremos muito. Pensamos na perda no chuveiro, no trabalho, o tempo todo...

4. Aceitação: esta é a última fase em que reconstruímos a nova vida sem o objeto perdido. Na verdade, arregaçamos a manga e encaramos os novos obstáculos.

È importante entender as fases que o enlutado vai passar para que reconheçamos as reações emocionais de cada momento.

Acho que é isso! Abraços!

Luciana Brasil Psicóloga da Serena Psicologia com formação em Analise do Comportamento, especialista em Teoria Cognitivo-Comportamental e atualmente aluna da pós-graduação FMUSP/HC – Transtornos Alimentares.

terça-feira, 8 de março de 2011

Emagrecer: Um desafio Terapêutico

Muitas pessoas procuram o consultório com o objetivo de ajudar no controle da dieta.

Estudando um pouquinho encontrei que a palavra dieta vem do grego e significa “hábito de vida”, ou seja, exercícios físicos, alimentação balanceada, pouco estresse.

Assim, as pessoas procuram ajuda terapêutica para equilibrar estes fatores em suas vidas. Fácil, não?

Não tão fácil... Infelizmente, existe a alimentação emocional que é aquela que quando temos uma perda ou uma dificuldade comemos. E é comum percebemos o aumento de peso após eventos com alto grau de estresse: divórcios, perda de ente querido, assaltos, etc...

Por outro lado, a Teoria Cognitiva-Comportamental nos explica que é preciso ter auto-controle para sermos magros. Assim, devemos deixar de lado um reforço rápido mais imediato – um brigadeiro na festa – em prol de um reforço a longo prazo mais maior – ficar linda num biquíni! Percebemos ainda, que pessoas que tem auto-controle financeiro é mais fácil de emagrecer, pois já tem a habilidade em outra esfera da vida.

Algumas dicas são bem interessantes para tratarmos desta comilança:

  1. Perceber os gatilhos que disparam a vontade de comer (não é fome!!!)
  2. Evitar pizzarias, docerias, festas até adquirir um auto-controle razoável. (É semelhante ao dependente químico ir na rave, ou o comprador compulsivo ir ao shopping). Respeite as suas limitações!!!
  3. Organizar sua dieta e fazer o controle da ingesta com anotações DIÁRIAS.
  4. Aumentar a quantidade de exercícios físicos
  5. Encarar as pequenas perdas de peso como vitórias.
  6. Ser menos rígido com a dieta: se comeu feijoada no almoço, não desanime e recomece com o programado no jantar. Não termine com tudo.

Espero ter clareado um pouco. Por hoje é só!!!

Abraços,

Luciana Brasil

Psicóloga da Serena Psicologia com formação em Analise do Comportamento, especialista em Teoria Cognitivo-comportamental e atualmente aluna da FMUSP/HC – Transtornos Alimentares.