terça-feira, 8 de março de 2011

Emagrecer: Um desafio Terapêutico

Muitas pessoas procuram o consultório com o objetivo de ajudar no controle da dieta.

Estudando um pouquinho encontrei que a palavra dieta vem do grego e significa “hábito de vida”, ou seja, exercícios físicos, alimentação balanceada, pouco estresse.

Assim, as pessoas procuram ajuda terapêutica para equilibrar estes fatores em suas vidas. Fácil, não?

Não tão fácil... Infelizmente, existe a alimentação emocional que é aquela que quando temos uma perda ou uma dificuldade comemos. E é comum percebemos o aumento de peso após eventos com alto grau de estresse: divórcios, perda de ente querido, assaltos, etc...

Por outro lado, a Teoria Cognitiva-Comportamental nos explica que é preciso ter auto-controle para sermos magros. Assim, devemos deixar de lado um reforço rápido mais imediato – um brigadeiro na festa – em prol de um reforço a longo prazo mais maior – ficar linda num biquíni! Percebemos ainda, que pessoas que tem auto-controle financeiro é mais fácil de emagrecer, pois já tem a habilidade em outra esfera da vida.

Algumas dicas são bem interessantes para tratarmos desta comilança:

  1. Perceber os gatilhos que disparam a vontade de comer (não é fome!!!)
  2. Evitar pizzarias, docerias, festas até adquirir um auto-controle razoável. (É semelhante ao dependente químico ir na rave, ou o comprador compulsivo ir ao shopping). Respeite as suas limitações!!!
  3. Organizar sua dieta e fazer o controle da ingesta com anotações DIÁRIAS.
  4. Aumentar a quantidade de exercícios físicos
  5. Encarar as pequenas perdas de peso como vitórias.
  6. Ser menos rígido com a dieta: se comeu feijoada no almoço, não desanime e recomece com o programado no jantar. Não termine com tudo.

Espero ter clareado um pouco. Por hoje é só!!!

Abraços,

Luciana Brasil

Psicóloga da Serena Psicologia com formação em Analise do Comportamento, especialista em Teoria Cognitivo-comportamental e atualmente aluna da FMUSP/HC – Transtornos Alimentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário