sexta-feira, 18 de março de 2011

Sucesso Profissional: Um Passo da Felicidade


A vida profissional é um braço muito importante para a sanidade mental. Isto por que passamos a maior parte de nosso dia e de nossas vidas no trabalho. Assim, um ambiente agradável e uma tarefa prazerosa são pontos chaves para o sucesso.

Mas, o que é pra você sucesso profissional?

Aqui vou receber várias respostas: desde que é ganhar dinheiro, ter reconhecimento, status, fazer o que gosta, etc.

Para a literatura, sucesso profissional atinge três grandes áreas: competências ( o que eu sei fazer), personalidade ( o que gosto de fazer) e mercado de trabalho ( o que o mercado compra). As pessoas que encontram o sucesso profissional mais rápido são aquelas que conseguem fazer uma intercessão destas três áreas.

Por exemplo, Maria é professora, adora crianças pequenas e tem habilidade para lidar com manha, birra e mimo. È provável que ela se torne uma excelente professora de maternal e que consiga reconhecimento em sua área. Quando fazemos o que gostamos, o trabalho fica leve e os resultados são bons. Desta maneira, é muito importante que procuremos fazer o que realmente gostamos e temos competência.

Você já fez o seu planejamento de carreira?

Pensando no que foi exposto acima é imprescindível pensar em sua carreira a curto (3 anos), médio (5 anos) e longo prazo (10 anos). Caso contrário, você corre o risco de chegar na sua velhice fazendo o que nunca gostou e ao invés de sucesso terás um tormento profissional.

Daí, vamos analisar o caso de concurso público. Não que eu seja contra procurar a estabilidade financeira, mas penso ser de enorme importância encontrar uma função que se adapte as suas necessidades. Infelizmente, recebo em consultório muitas pessoas infelizes, deprimidas, ansiosas que passaram num concurso com perfil completamente diferente delas. Daí, entram num círculo vicioso de dinheiro versus insatisfação e não conseguem se realizar profissionalmente. Neste caso, um hobby ou uma atividade paralela é a busca para o equilíbrio mental.

Por fim, pensamos em algumas pessoas que fizeram sucesso em áreas completamente diferentes... será que elas gostam do que fazem? Enfim, para ser feliz profissionalmente é preciso também não ter medo.

Luciana Brasil - Psicóloga da Serena Psicologia com formação em Analise do Comportamento, especialista em Teoria Cognitivo-Comportamental e atualmente aluna da FMUSP/HC – Transtornos Alimentares

Nenhum comentário:

Postar um comentário