sexta-feira, 18 de junho de 2010

Supervalorização do ser amado: Cadê eu?


Tenho recebido no consultório psicológico um grande número de pessoas frustradas sentimentalmente. Isso se deve a um exaustivo investimento de energia na área sentimental. Geralmente são pessoas que centralizam suas vidas no parceiro(a). Se dedicam ao extremo à pessoa amada, em consequência esperam a recíproca do investimento, o que geralmente não acontece na mesma proporção.

Existe um ideal romântico socialmente compartilhado das relações amorosas. Muitas pessoas chegam com a crença de que em nome do amor, tudo vale. Se submetem a situações em que são desvalorizadas. A auto-estima cai ainda mais.
A questão é que essas pessoas parecem ficar viciadas na atração pelo mesmo perfil, um companheiro(a) que não valorizará a relação. Sem uma boa auto-estima o relacionamento amoroso seja com a pessoa que for ficará comprometido.

Existem características que se repetem nas histórias de pessoas que supervalorizam o ser amado e esquecem de si mesmas. Geralmente as mulheres são mais afetadas que os homens. Abaixo constam algumas características do perfil feminino (por Robin Norword), embora se observe que também se aplica nos casos masculinos:

1. Vem de um lar desajustado, em que suas necessidades emocionais não foram satisfeitas.

2. Como não recebeu um mínimo de atenção, tenta suprir essa necessidade insatisfeita através de outra pessoa, tornando-se superatenciosa, principalmente com homens aparentemente carentes.

3. Como não pode transformar seus pais nas pessoas atenciosas, amáveis e afetuosas de que precisava, reage fortemente ao tipo de homem familiar, porém inacessível, o qual tenta, transformar através de seu amor.

4. Com medo de ser abandonada, faz qualquer coisa para impedir o fim do relacionamento.

5. Quase nada é problema, toma muito tempo ou mesmo custa demais, se for para "ajudar" o homem com quem está envolvida.

6. Habituada à falta de amor em relacionamentos pessoais, está disposta a ter paciência, esperança, tentando agradar cada vez mais.

7. Está disposta a arcar com mais de 50% da responsabilidade, da culpa e das falhas em qualquer relacionamento.

8. Sua auto-estima está criticamente baixa, e no fundo não acredita que mereça ser feliz. Ao contrário, acredita que deve conquistar o direito de desfrutar a vida.

9. Como experimentou pouca segurança na infância, tem uma necessidade desesperadora de controlar seus homens e seus relacionamentos. Mascara seus esforços para controlar pessoas e situações, mostrando-se "prestativa".

10. Está muito mais em contato com o sonho de como o relacionamento poderia ser, do que com a realidade da situação.

11. Tem tendência psicológica, e com freqüência, bioquímica a se tornar dependente de drogas, álcool e/ou certos tipos de alimento, principalmente doces.

12. Ao ser atraída por pessoas com problemas que precisam de solução, ou ao se envolver em situações caóticas, incertas e dolorosas emocionalmente, evita concentrar a responsabilidade em si própria.

13. Tende a ter momentos de depressão, e tenta prevení-los através da agitação criada por um relacionamento instável.

14. Não tem atração por homens gentis, estáveis, seguros e que estão interessados nela. Acha que esses homens "agradáveis" são enfadonhos.

Janaina Bahia
Psicóloga - Serena Psicologia; professora de Psicologia da religião e aconselhamento cristão da faculdade de teologia FATADEB.

2 comentários:

  1. Adorei o texto! Mostra a triste realidade de muitas mulheres. Me fez lembrar de um texto de Vera Mattos (Jornalista e Radialista, dirigente da Rede Risco Mulher Brasil). Quem tiver interesse pode acessar o vídeo no youtube: "Mulheres que amam de mais - Texto e Voz de Vera Mattos."

    Parabéns Janaina!

    bju,
    Sofia Lisboa

    ResponderExcluir
  2. Mto bom! Ao ler o texto, fui identificando cada item com a mulher co-dependente emocional.
    As características do perfil deste tipo de mulher, elencadas por Norword, são muito bem descritas!
    E como bem ressaltou a Sofia, 'Mulheres que Amam Demais' é o livro padrão pra quem quer entender melhor o assunto!

    bjk, Jana! E obrigada por me ajudar a crescer no meu dia-a-dia! Deus a abençôe muito!

    ResponderExcluir