sábado, 26 de junho de 2010

A angústia da espera pela aprovação num concurso público.

Aproveitando o post anterior, resolvi escrever sobre vários atendimentos no consultório de psicologia: a angústia de passar num concurso público e muito comum em Brasília.

Além de estudar bastante, passar em um concurso público é uma fase cheia de frustrações e renúncias. Frustrações por não passar logo de primeira e renúncia de vida pessoal, lazeres, família e etc. Tem muita gente almejando o mesmo objetivo e a cada dia o nível fica mais alto e as provas mais competitivas. Estes dias, fui deixar um parente na Biblioteca Central da Universidade de Brasília - UnB, num domingo ensolarado e não tinha vaga para estacionar....

Logo, é preciso buscar uma força e motivação sobrenatural para conseguir ficar na batalha. E sempre pergunto aos meus pacientes: Por que você quer ser funcionário público? È necessário que estas respostas estejam bem claras para o candidato para que num momento de dificuldade ele lembre que quer passar, por exemplo, por conta da estabilidade financeira, do bom salário, da aposentadoria garantida, etc. Assim, é preciso FOCAR!!!

Além disso, existem outros fatores psicológicos que influenciam no passar no concurso público. Tal como o famoso “branco” no momento da prova, o pensamento negativo e a ansiedade pré-prova.

Se você perceber que deu aquele branco na hora da prova, você realmente não lembra nada, o que fazer? Primeiro, tente ficar calmo, faça algumas respirações bem profundas, vá ao banheiro. Comece a prova pelas questões que você domina e aos poucos, vá adquirindo a confiança. Tente diferenciar o branco de uma desorientação mental ou estresse acentuado.

Outro ponto a ser discutido é a confiança. O candidato precisa acreditar no seu potencial e parar de permear no seu pensamento apenas o dia que ele não estudou tanto, ou no dia que deu uma saidinha ou que não estudou tal disciplina. Vamos observar os êxitos e não apenas os fracassos! Quais foram os seus êxitos na vida? Que indício você possui que não vai passar se estudar muito? É indispensável observar a maneira que se coloca na vida. Às vezes, já chegamos à prova de forma derrotada.

Lembro-me de uma colega de faculdade que demorou muito a se colocar profissionalmente. Ela tinha um bom currículo, mas já chegava pra fazer as entrevistas achando que ela não era tão experiente, que era muito nova, que iam achar isto ou aquilo dela. Assim, é importante CONFIARMOS no nosso potencial.

Além disso, percebo que alguns pacientes estão tomando ansiolíticos – medicamentos para ansiedade. Em minha opinião tudo é válido neste momento. Mas, vamos ressaltar que se você não modificar a maneira de ver este concurso público ou qualquer outro problema que terá que enfrentar corre o risco de utilizar sempre este recurso. Assim, NÃO passar em um concurso público NÃO É uma catástrofe!

E a paciência e a tolerância à frustração são imprescindíveis nesta fase. É importante procurar algum hobby ou atividade física para canalizar energia. Estratégias de relaxamento também são extremamente necessárias neste momento. Vamos lembrar que relaxamento e ansiedade são dois estímulos que se inibem reciprocamente. Ou seja, eu não consigo estar relaxado e ansioso ao mesmo tempo. Assim, procurar respirar com o diafragma ( para hiperventilar) ajudará a diminuir a ansiedade pré-prova.

Por fim, deixo uma frase de Bill Russel: "Sucesso é o resultado da prática constante de fundamentos e ações vencedoras. Não há nada milagroso no processo, nem sorte envolvida. Amadores aspiram, profissionais trabalham".

Luciana Brasil - Psicóloga clínica com formação em Análise do Comportamento e especialização em Cognitivo-Comportamental – Serena Psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário