quinta-feira, 10 de março de 2011

Luto: Como Vivenciá-lo de Forma Saudável


Todo mundo, infelizmente e felizmente, irá passar por um momento de luto. O luto a que me refiro é o conjunto de mobilização psíquica após a perda de algo valorizado por nós. Pode ser a perda de um ente querido, mas pode ser também um divórcio, uma demissão, enfim, perdas... E temos que estar preparados para enfrentarmos a dor e a frustração.

As pessoas reagem de forma diferente: umas são rápidas na construção desta nova etapa de vida e outras mais lentas. Não tem certo nem errado, cada um é cada um. Sugiro, no entanto, que se este momento estiver passando dos seis meses com muito choro e dificuldades em fazer coisas do dia a dia, procure um especialista para te avaliar.

Nesta nova etapa teremos que fazer coisas de maneira solitária que fazíamos juntos ou encarar algumas coisas que nunca tínhamos feito por que era realizado pelo outro. Assim, criamos novas habilidades.

A Tanatologia - ciência que se ocupa da morte e dos problemas com ela relacionados (palavra de origem grega: Tanathos - o deus da morte e Logia – ciência) – descreve quatro fases do luto:

1. Negação: Como o próprio nome diz, nega-se o ocorrido. È a fase do choque, não acreditamos, achamos que pode ser revertido a qualquer momento.

2. Raiva: Aqui achamos que todos tiveram culpa com a perda: médicos ruins, enfermeiras ineficientes, etc. E o enlutado sente raiva de todos!

3. Depressão: é quando começamos a entrar em contato com a perda e sofremos muito. Pensamos na perda no chuveiro, no trabalho, o tempo todo...

4. Aceitação: esta é a última fase em que reconstruímos a nova vida sem o objeto perdido. Na verdade, arregaçamos a manga e encaramos os novos obstáculos.

È importante entender as fases que o enlutado vai passar para que reconheçamos as reações emocionais de cada momento.

Acho que é isso! Abraços!

Luciana Brasil Psicóloga da Serena Psicologia com formação em Analise do Comportamento, especialista em Teoria Cognitivo-Comportamental e atualmente aluna da pós-graduação FMUSP/HC – Transtornos Alimentares.

Um comentário:

  1. Adorei esse seu texto sobre o luto, queria saber mais sobre esse assunto pois meu trabalho de conclusão do curso vai ser sobre ele, quais bibliografias e filmes voce indica sobre esse tema... agradeçoo

    ResponderExcluir