sexta-feira, 2 de julho de 2010

O Desequilíbrio Emocional da Nossa Seleção no Jogo contra a Holanda:


Depois de assistir o jogo que eliminou a nossa seleção da Copa do Mundo, resolvi escrever sobre estresse e o desequilíbrio emocional generalizado de nosso time que com certeza, levou a perdermos o jogo.

Penso que os jogadores naquele jogo após o gol da Holanda sentiam-se como um colaborador pressionado para realizar mais vendas de final de ano ou um estudante às vésperas do vestibular ou um “concurseiro” na hora da prova. Ao invés dos pais, irmãos ou familiares serem os agentes punitivos da situação troca-se por milhões de brasileiros. Assim, a situação de estresse está formada.

Mas, o que é estresse?

Estresse vem da Física e pode ser definido como TENSÃO.
Em termos fisiológicos, o estresse é uma reação do organismo a um esforço extremo e que ativa o sistema hormonal hipófise/hipotálamo/glândula supra-renal, desencadeando uma secreção importante de cortisol. Além disso, o sistema simpático ativa a adrenalina, explicando o aumento do ritmo cardíaco e do estado de vigilância.
Psicologicamente, o estresse aparece quando não lidamos de forma adequada com a situação-problema. Ficamos desencontrolados. Desequilibrados.

Em situações de alto estresse, a nossa atenção concentrada passa a ser forçada, a motivação flutuante, a ansiedade é o sentimento constante e o esforço para realizar a tarefa é enorme.

Assim, deixo os seguintes questionamentos:
 Somos preparados para enfrentar situações problemas?
 Como lidamos com as pressões externas?
 Como lidamos com as nossas frustrações?

Por fim, a maneira que enxergamos os nossos problemas é proporcional ao tamanho que ele aparece. Problemas, todos temos... Disputas, todos iremos confrontar. Basta apenas que eduquemos o nosso pensamento, a nossa psiquê para que joguemos do nosso lado e não do lado do adversário.

Luciana Brasil - Psicóloga clínica com formação em Análise do Comportamento e especialização em Cognitivo-Comportamental – Serena Psicologia

3 comentários:

  1. Muito bom o texto, Lú... Todos nós passamos por situações de estresse ao longo da vida em várias áreas. Nesses momentos é necessário usar a razão e tentar induzir um estado de relaxamento. O importante é ter a consciência de que se está tentando obter o melhor resultado, se não foi possível paciência e força para se tentar novamente.


    Bj,
    Janaina

    ResponderExcluir
  2. Janaína,

    Na verdade, como brasileira, não queria postar sobre isto...rs. Mas,é preciso pensar que às vezes a nossa "mente" nos sabota.
    Bjo,
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Fantástico Lu,

    E me pergunto: Como posso ajudar os meus filhos a encararem a vida de frente? E que o importante é o que é melhor para você e fazer o "seu" melhor? Que não dá para viver de "se"? Nossa! São muitos aspectos na educação que norteiam as bases emocionais e isso me preocupa, pois sempre acho que se eles tiverem recursos emocionais para enfrentar a vida de frente, o conteúdo virá naturalmente. Beijo
    Ana

    ResponderExcluir