domingo, 24 de outubro de 2010

Administração de Tempo


Uma grande angústia do ser humano é a maneira de administrar corretamente o tempo. Isto por que a cada dia, se você for como eu, quer colocar uma atividade atrás da outra. Só que o dia tem apenas 24h! E a maioria das pessoas precisa dormir 8h e ainda temos os grandes desperdiçadores de tempo.

E aí? Como fazer?

Tenho algumas dicas:

  1. Tenha metas: priorize o que quer. E escolha no máximo três metas, isto para que você consiga vencê-las. Esqueça aquelas longas listas de fim de ano.
  2. Diferencie URGENTE de IMPORTANTE. Importante é aquilo que você precisa fazer para sexta-feira (por exemplo) e urgente é para amanhã pela manhã. As pessoas que administram mal o tempo deixam as coisas importantes virarem sempre urgentes.
  3. Coloque na sua conta de tempo os imprevistos. Assim, você evita chegar atrasado ou esbaforido...
  4. Organize o seu tempo de forma que algumas atividades terão sempre um horário: hora da malhação, hora de responder e-mails, a hora de descansar.
  5. Aprenda a dizer não e delegue ações. Senão você corre o risco de abraçar o mundo com as pernas...

Por fim, respire profundamente várias vezes ao dia – para diminuir a ansiedade. Seja flexível com a vida, deu deu, não deu, não deu...E se possível exercite-se, procure um hobby e consiga organizar o seu dia de forma que ele fique prazeroso e leve. Administração de tempo tem muito a ver com a sanidade mental. E mais uma dica: na hora das refeições desligue o seu celular!

No próximo post, vou falar sobre administração de tempo para crianças...Aguardem!!!

Um forte abraço a todos!

Luciana Brasil – Psicóloga Clínica com Especialização em Teoria Cognitivo-Comportamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário