quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Memória e Esquecimento:

Uma queixa comum no consultório é a dificuldade de memória. E dentre os mais queixosos, estão sem dúvida, os deprimidos e os ansiosos. Isto por que estes quadros alteram em muito a capacidade de concentração.

Mas, o que é a Memória?

Memória é a capacidade mental de reter, recuperar, armazenar e evocar informações disponíveis. Assim, é a base de todo o Saber.

E a memória tem algumas regrinhas:

1. A memória está ligada a uma alimentação saudável: afinal, um estilo de vida saudável é fundamental para um bom funcionamento do cérebro. Por isso, procurem ter uma alimentação balanceada.

2. A memória é relacionada com sono regular e de boa qualidade: isto por que o sono é indispensável para a restauração do bem-estar físico e psicológico. È por isso, que dormimos cerca de um terço de nossas vidas.

3. Memória, Estresse e Ansiedade: as emoções podem causar interferências e tensão nervosa e determinar os “brancos”, os bloqueios de memória. Aqui posso citar os famosos brancos de provas de concurso ou o esquecimento do nome do chefe. Tudo por conta da pressão... do nervosismo. Assim, relaxar, respirar com o diafragma (profundamente e de forma vagarosa) é uma boa opção nestas horas.

4. Memória e Atenção: dois mecanismos interligados

Atenção vem do latim Pad tendere = estender para que significa mobilizar todos os seus sentidos para apreender ou tomar posse do ambiente. Se não estamos atentos, então como vamos guardar as informações?

Lembro-me de uma paciente que ficou horas procurando o carro num estacionamento de Shopping em volta de intermináveis GX lances de garagem. E chegou ao consultório queixando-se da memória, mas isto é atenção. Ela simplesmente não prestou atenção ao sair do carro.

Quer uma dica? Sempre anote no canhoto do estacionamento o número e a letra que está parando, como L3. Foque e não esqueça!

Assim, antes de falar que está com uma memória muito ruim ou quase um portador de Alzhemeir observe os seus hábitos de vida. Sanidade mental tem muito a ver com boa memória.

No próximo post, irei dar algumas dicas para ativarmos a nossa memória.

Um forte abraço a todos!

Luciana Brasil

Psicóloga Clínica da Serena Psicologia e Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental

Um comentário:

  1. olá! sou aluna da Professora Janaína na FATADEB, curso Teologia Terapeutica e sou leitora assídua do blog serena.
    parabéns continuem escrevendo muitas pessoas procuram conhecer mais e esse blog com certeza é um canal rico de conhecimento.

    ResponderExcluir