domingo, 4 de julho de 2010

Educação dos filhos: Jogando no mesmo time se obtém a vitória


Ninguém nasce sendo pai ou mãe, nem recebe um manual junto com um bebê que chega. Quando um casal se depara com o nascimento dos filhos muitas coisas mudam em suas vidas. Começa-se uma nova rotina, acontece uma mudança existencial, mudança na identidade dos novos pais, que passam a ocupar um novo papel no mundo. Novas responsabilidades, novo ciclo de sono, mais idas a médicos, novos itens na lista do supermercado, mais visitas em casa etc...

Cada membro do casal cresceu em família diferente. Os pais deles os tratavam de forma diferente e essa maneira como cada um foi cuidado influenciará na maneira deles educarem os filhos. Desta forma, em vários momentos o casal terá diferentes opiniões a respeito de como proceder na educação dos novos membros da família.

Os padrões que temos são os fornecidos pela nossa própria experiência. Por exemplo, uma mãe que foi criada pelos pais com muito carinho e com ausência de agressão física dificilmente aceitará o esposo a agredir os filhos fisicamente, em contrapartida o pai que foi rigidamente criado pelos pais e que freqüentemente era punido fisicamente pelos mesmos, não hesitará em punir os filhos da mesma forma.

Uma boa comunicação entre os pais é fundamental para se obter sucesso nesta tarefa tão importante. São necessárias muitas conversas para se chegar em comum acordo quanto às escolhas a serem feitas. O casal deve negociar argumentando um com o outro qual o caminho mais adequado. Às vezes o casal se perde enquanto casal e começa a disputar, vira um jogo de adversários enquanto que o adequando é os dois jogarem juntos, no mesmo time, contra as adversidades. Os filhos não devem perceber quando o casal discorda entre si, eles estão em formação e precisam se sentir seguros. Ninguém fica seguro quando torce pelos dois times adversários, pois um deles irá perder. Portanto, é importante o casal manter a coerência e transmitir a segurança necessária para o bom desenvolvimento dos filhos.

Janaina Bahia
Psicóloga - Serena Psicologia; professora de Psicologia da religião e aconselhamento cristão da faculdade de teologia FATADEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário