quinta-feira, 8 de julho de 2010

Relacionamento pais e filhos ruins e o alcoolismo

Recebi esta matéria e compartilho com vocês.
Abraços,
Elis Regina


Adolescentes que trabalham ou que têm relações ruins com os pais podem estar mais sujeitos ao uso pesado de álcoolEstudo revela que quase 10% dos estudantes fazem uso abusivo de álcool, e que ter pai liberal pode até mesmo piorar o indicador.AGÊNCIA NOTISA.

De acordo com pesquisa publicada na Revista de Saúde Pública, o uso abusivo de álcool pode ser comum entre os adolescentese atinge principalmente os indivíduos com relações ruins com os paisou que já trabalham.

O artigo é da autoria de José Carlos Galduróz, do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo(Unifesp) e colegas, e foi publicado na edição de abril de 2010 doperiódico.Segundo os pesquisadores, para coleta de dados, foi realizadolevantamento com estudantes de idades entre dez e 18 anos, do ensino fundamental e médio de escolas públicas em todas as capitais brasileiras.

As informações foram coletadas por meio de um questionário anônimo de auto preenchimento com questões fechadas, quefoi adaptado a partir de um modelo utilizado pela Organização Mundialda Saúde. O questionário, conforme explicam, "continha questões sobrefrequência e padrão de uso de drogas, bem como dados demográficos, defrequência escolar, prática esportiva, religião e trabalho. Além disso, foram incluídas no questionário questões sobre relacionamentofamiliar e percepção quanto ao controle exercido pelos pais".Os autores revelam, entre os resultados do levantamento, que "os fatores mais associados ao uso pesado de álcool no mês anterior à pesquisa foram: trabalho formal, idade superior a 15 anos erelacionamento ruim ou regular com a mãe".

Eles afirmam ainda que "A prática de esporte e a percepção de ter uma mãe liberal não apresentaram significância estatística e foram desconsiderados. A percepção de personalidade liberal do pai mostrou-se associada ao usopesado de álcool pelos estudantes".José Carlos e colegas acreditam que "o estudo identificou que o usopesado de álcool entre estudantes do ensino fundamental e médio darede pública das capitais brasileiras está associado a variáveispessoais e familiares. Enquanto manter um bom relacionamento com os pais e seguir uma religião parecem negativamente associados ao usopesado de álcool, trabalhar se mostrou como o fator mais positivamenteassociado.

A prevenção deste comportamento não depende apenas deprogramas por parte do poder público ou privado, mas também dofortalecimento da estrutura familiar", por exemplo.

Para ler o artigona íntegra, acesse:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102010000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=ptAgência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Elis Regina, psicóloga com formação em Dependência Química e Especialização em Gestão Estratégica em Recursos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário