terça-feira, 6 de julho de 2010

Relacionamento Amoroso, Auto-estima e Felicidade:


Nestes dias estava pensando em qual assunto escrever e me deparei com relacionamento amoroso. Isto por que uma das maiores queixa de consultório é o tal do amor.

Andrew Solomon no livro “Depressão: o Demônio do Meio-Dia” define Depressão como fracasso no Amor. Será que é tudo isto?
Primeiro, temos que perceber que existem pessoas que são extremamente dependentes do afeto, da atenção, da opinião do outro. Como será que elas se enxergam?

Afinal, auto-estima: auto = eu + estima = valor.
Assim, qual o valor que dou a mim mesmo? Mas, infelizmente vejo muitas pessoas com outro-estima, ou seja, apenas preocupadas com o que as pessoas acham dela.

Algumas pessoas se submetem as situações constrangedoras por que não tem auto-estima e colocam o outro como um Deus. (leiam o post da Janaína: “ A Supervalorização do Ser Amado: Cadê eu?)

Relacionamento Amoroso é importante sim... Mas, você pode ser feliz com um namorado, um marido, um caso eventual...Isto não é o fato mais importante da sua vida! Na verdade, você deve ser feliz e o relacionamento amoroso te deixa MAIS FELIZ.

Até por que vejo muita gente casada ou com relacionamento sério vivendo um inferno. Relacionamento serve para facilitar a sua vida! E não para atrapalhar! E é apenas uma esfera de sua vida. Cadê o resto? Hobbies, Amigos, Religião, Profissão, Esporte. Imagine a sua vida como uma grande pizza: cada pedaço é uma esfera de sua vida. Como ela está dividida? Só tem duas grandes fatias: vida profissional e vida amorosa? Vixe, alguma coisa está errada...

Por que? Porque você coloca todas as suas expectativas nestas duas áreas apenas. E se por acaso isto não der certo? Como você vai ficar? Daí, você corre o risco de cair em depressão nestas horas... Isto por que perdeu várias habilidades sociais: desaprendeu a conversar, a paquerar, a se cuidar, a dar valor nos amigos, a ter uma vida profissional, etc. Meninas, o primeiro marido da gente é o emprego!

Outra coisa: algumas pessoas na ânsia de estar namorando procuram qualquer pessoa, sem definir alguns critérios. A escolha amorosa deve ser RACIONAL. Casamentos que dão certo ocorreram não por que fulano é bonitinho, um amorzinho, etc e tal. E sim por que ele tinha características importantes para ela, ou seja, estava dentro do perfil definido mesmo que inconscientemente.

Por outro lado, não é pra ficar escolhendo demais, senão você corre risco de ficar pra titia...rs. Mas, é preciso saber o que você pode/consegue tolerar. Por exemplo, fulano de tal preenche meus critérios: bom moço, educado, ambicioso, boa profissão, família legal, etc; MAS bebe uma água e deixa o copo no meio da sala, toma banho que nem pato deixando o banheiro encharcado. Você consegue tolerar? Arruma uma boa empregada doméstica e manda bala...

Mais uma coisa: a bibliografia nos diz que existem dois tipos de casais:
a) os alma gêmeas: gostam das mesmas coisas, fazem tudo junto...
b) os diferentes: um gosta de praia o outro de campo, um gasta muito e outro e controlado.

E aí? Qual dos dois? Na verdade, tanto faz... O primeiro tende a encher o saco do outro e se saciar, mais ou menos com taxa de validade. E o segundo tem que ficar negociando o tempo todo, ou seja, as brigas tendem a ocorrerem com mais freqüência. O que tem que ser igual são os princípios MORAIS. Afinal, isto
ninguém negocia!

Por fim, temos que pensar numa felicidade real e não numa baseada em filmes de Hollywood e novelas da Globo.Termino com uma frase de Norman Lear: "A vida é composta de prazeres pequenos. A felicidade é composta desses pequenos sucessos. O grande vêm muito raramente. E se você não colecionar todos estes pequenos sucessos, o grande realmente não significará qualquer coisa." Boa Semana a Todos!

Luciana Brasil - Psicóloga clínica com formação em Análise do Comportamento e especialização em Cognitivo-Comportamental – Serena Psicologia

4 comentários:

  1. Oi Dra. Luciana! Tive muita sorte em encontrá-la. Aprendi e estou aprendendo muitas coisas com cada dia da minha terapia. Que bom que pessoas como nós podemos contar com pessoas como vocês dessa clínica maravilhosa. Beijos.
    Wambler

    ResponderExcluir
  2. Olá Wambler!

    Parabéns por suas conquistas!
    A terapia depende muito de você!

    Obrigada pela visita.
    Bjos,
    Luciana Brasil

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse texto, realmente existem pessoas que se esquecem de si mesmo para viver pelo outro intensamente, e quando o perdem caem em si, e começam a perceber que foram totalmente errados e daí vem a crise, depressão e tudo mais.
    Concordo tb quando vc diz que as pessoas que escolhem demais, podem um dia acabar ficando sozinhas, a verdade é que ninguém é perfeito, cabe à vc saber se vai conseguir aceitar ou não, saber conviver ou não com o defeito do outro, do contrário é melhor acabar o relacionamento. Beijos
    Kedma

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos conselhos

    Bia

    ResponderExcluir